top of page
Órbita

A excentricidade da órbita de Marte (0,094) é mais de 5 vezes a da Terra. Como conseqüência a distância do Sol varia muito - dos 206 milhões de quilômetros no periélio a 249 milhões de quilômetros no afélio - e provoca uma grande variação de temperatura entre as estações do ano.

 

Aliás, as estações de Marte existem por que o eixo de rotação, que é de 25,19º, é parecida com a da Terra. Por causa da órbita excêntrica de Marte, a distância da Terra também são bem diferentes, que é no mínimo de 54,5 milhões de quilômetros e no máximo de 401 milhões de quilômetros.

Mosaico de Marte obtida pela Viking 1 Orbiter. O Valles Marineris está localizado no cento da imagem, que se estende do planalto de Tharsis (a esquerda) e seus vulcões (os pontos marrons) até a região de Margaritifer (a direita). (Crédito NASA/ NSSDC)

Como a Terra, Marte é inclinado em seu eixo central e assim há mudança de estações quando ele orbita o Sol. Um ano marciano é aproximadamente 687 dias terrestres. Neste diagrama, o Sol é representado por um círculo amarelo no centro, e a posição "Equinócio: Primavera no Sul/Outono no Norte" é de 17-18/jun/2000. (Crédito MSSS/ Ielcinis Louis)

Para completar a volta em torno do Sol, ou seja, o ano marciano equivale 1 ano, 10 meses e 17 dias terrestre. Desse modo cada estação dura em média mais de 5 meses, em comparação com os 3 meses das estações da Terra. Porém, Marte tem algo em comum com a Terra: o dia dura 24 horas e 37 minutos

Foto obtida em 20/abr/2000 pela Mars Global Surveyor. Como é inverno no hemisfério do norte de Marte, as bordas da cratera Lomonosov (150 km) parecem brancas porque estão cobertas com a geada. Uma mancha escura no centro da cratera é uma duna de areia. (Crédito NASA/JPL/MSSS)

Estas imagens obtida pelo Hubble mostram a diferença do tamanho da calota polar Norte de Marte. A razão disso são as estações do ano no planeta, conforme indicado nas fotos: out/1996 - próximo da primavera no hemisfério Norte; jan/1997 - no meio da primavera; mar/1997 - próximo do verão. (Crédito NASA e Equipe do Hubble)

MARTE

©1999 a 2022 por Ielcinis Louis

bottom of page